sábado, 6 de dezembro de 2014

Intolerância à Lactose

Intolerância à Lactose


Tatiana Zanin (Nutricionista)
A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo de digerir o açúcar presente no leite, a lactose. O grau da intolerância à lactose é muito variável. Dependendo do grau de intolerância, os indivíduos que são intolerantes à lactose precisam consumir pouco ou nenhum alimento que tenha sido preparado com leite de vaca.
Exames para intolerância à lactose
Alguns exames que podem ser feitos para determinar o grau da intolerância alimentar podem ser a biópsia do intestino, o teste ao ar expirado que mede a presença anormal de hidrogênio no ar expirado após a ingestão de lactose ou o teste de acidez das fezes, que é mais comum para detectar a intolerância à lactose em bebês e crianças pequenas. Neste teste analisa-se o grau de acidez das fezes após a ingestão de alimentos com lactose.
Outro exame que pode ser usado para se avaliar a intolerância à lactose e o seu grau é um teste de tolerância à lactose, no qual uma grande quantidade de lactose é oferecida e mede-se à glicemia antes e depois da administração da lactose e, assim, determina-se o grau de intolerância.
Tratamento para Intolerância à Lactose
O tratamento da intolerância à lactose é baseado na dieta de exclusão de leite de vaca, controlando assim os sintomas. Outra forma de tratar a intolerância à lactose é ingerindo a lactase, enzima que não é produzida nos intolerantes, que pode ser comprada em farmácias de manipulação ou farmácias convencionais. Esta enzima pode ser adicionada aos produtos feitos com leite ou mesmo ingerida por via oral antes da ingestão desses alimentos.
Porém, é muito importante que o paciente com intolerância à lactose aprenda a utilizar outros Alimentos ricos em cálcio para suprir a necessidade de cálcio do seu organismo.
Diagnóstico da intolerância à lactose
A intolerância à lactose pode ser diagnosticada, principalmente, através da histórico do paciente e sintomas apresentados.
A intolerância à lactose pode surgir na infância ou já na vida adulta, fazendo com que o paciente limite muito e muitas vezes elimine completamente a ingestão de produtos que contenham leite.
Sintomas de Intolerância à Lactose
Os sintomas próprios da intolerância à lactose podem se manisfestar com mais ou menos intensidade de acordo com o grau da incapacidade da produção da lactase e podem ser:

  • dores abdominais;
  • gases;
  • cólicas intestinais;
  • diarreia ácida.

Qualquer dos sintomas podem demorar alguns minutos ou muitas horas para se manifestar.
Intolerância à Lactose no bebê

O leite materno também possui lactose, mas em menor proporção, assim, as mães que amamentam crianças que têm intolerância à lactose podem continuar amamentando sem problemas, eliminando das sua própria dieta os alimentos lácteos.

Fonte: www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário