sexta-feira, 6 de março de 2015

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS



O que são alimentos transgênicos? Como identificá-los? Fazem bem ou mal à saúde?

Alimentos transgênicos: são alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, é inserido no organismo genes proveniente de outro. Esse procedimento pode ser feito até mesmo entre organismos de espécies diferentes (inserção de um gene de um vírus em uma planta, por exemplo) . O procedimento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos.
O Ministério da Saúde  aprovou o Decreto nº 4680/03 e a Portaria nº 2.658/2003 que determinaram a obrigatoriedade da rotulagem de produtos com mais de 1% de transgênicos em sua composição.
Portanto,   este símbolo, ou seja,  uma figurinha com a letra T, em amarelo, que estão estampados na embalagem de muitos produtos significa que ele contém mais de 1% de transgênicos em sua composição.    Todo alimento transgênico deve vir com esta identificação na embalagem, porém não há um lugar específico para ele estar.
Diversas pesquisas e estudos estão sendo realizados a respeito se os alimentos transgênicos fazem bem ou mal à saúde. As opiniões são controversas, o quesito economia, é inquestionável, as vantagens desses produtos para os agricultores são inúmeras, o alimento torna-se muito mais resistente às pragas e inseticidas, porém quando quesito é saúde do consumidor, as opiniões se dividem.
Os avanços dos estudos acerca desse assunto apontam que os alimentos transgênicos poderão fazer mal à saúde pública após algum tempo de consumo.
Alguns  efeitos negativos sobre o consumo destes alimentos modificados geneticamente:
Causam reações alérgicas, pois quando se insere um gene de um organismo em outro, novas substâncias são geradas, isso potencializa o desenvolvimento de reações alérgicas que os seres humanos podem naturalmente adquirir pela diversidade genética da própria espécie.
Aumentam a resistência a antibióticos. Para certificar-se que a modificação genética nesses alimentos é eficaz, são introduzidos genes de bactérias resistentes a antibióticos, com isso o consumidor pode ficar resistente a esses remédios e prejudicar sua saúde.
Além disso, já foi comprovado que a toxidade desses alimentos fazem mal à saúde dos consumidores, tais substâncias podem ser geradoras de patologias graves, como o câncer.
Entre tantas as divergências sobre os alimentos transgênicos fazerem mal à saúde da população, a necessidade de novos estudos a respeito desse assunto é essencial para garantir a segurança da saúde pública mundial.
Alguns  alimentos transgênicos que podem estar na sua mesa:
Salmão, feijão, milho, amido de milho, xarope de milho, soja, leite, pães, bolos, biscoitos, óleo de cozinha, margarina, aspartame,  etc.
 Sempre que possível, devemos optar por alimentos orgânicos pela razão de que os transgênicos além de causarem diversos males à saúde, são perigosos e contrários a um uso ecologicamente sustentável dos recursos.


Rossita Figueira da Silva





Símbolo dos transgênicos




       

Símbolo dos transgênicos





                                                            Curiosidades Transgênicos



Todos aqui são transgênicos




Vantagens e desvantagens dos transgênicos




Sórdidas adulterações



  


Organismo geneticamente modificado




                                                   Agricultura familiar, perfeita solução

Nenhum comentário:

Postar um comentário