sábado, 29 de novembro de 2014

MANJERICÃO, cultivar em casa

Manjericão, cultivar em casa



O manjericão é uma planta aromática muito comum para plantar em casa e que se pode utilizar também na cozinha. E o que melhor do que utilizar manjericão fresco e cultivado por nós? É muito simples plantar manjericão, só precisa de o por num local que receba sol direto e ir regando frequentemente, o que deve ter em conta é que é uma planta anual, ou seja, deve plantá-la de novo todos os anos. Uma das formas de plantação é fazer sementeiras para depois as transplantar para um vaso.
Podemos extrair as sementes para plantar no outono de uma planta adulta e guardar para semear numa bolsa de papel, ou então comprar numa loja de produtos hortícolas e jardinagem. Deve escolher o tipo de manjericão que pretende plantar, uma vez que este tipo de erva tem muitas variedades diferentes, cada uma delas com um aroma e sabor diferentes.
O manjericão é uma planta que não resiste às geadas, por isso recomendamos que a plante a meados ou finais da primavera. Como é uma erva que precisa de bastante ar quente e de sol para crescer, o melhor é começar a semeá-la dentro de casa, assim não corre o risco de as sementes ficarem danificadas devido à geada. Caso resida numa região de bastante calor, esqueça este conselho.
Pode plantar as sementes de manjericão em um recipiente ou vários recipientes individuais ou, então diretamente no local definitivo da horta (em regiões de clima quente). Deve colocar na sementeira terra fresca e adubada, com uma altura entre 5 a 10 centímetros.
As sementes devem ser plantadas a pouca profundidade, cerca de 1 cm, fazendo buracos com o dedo na terra, e depositando duas ou três sementes por buraco, depois cubra com terra cuidadosamente e por fim regue com água toda a sementeira.
A sementeira deve estar numa janela, varanda ou terraço para que receba sol diretamente, e deve ser regada a cada um ou dois dias.
As plântulas surgem entre 10 e 15 dias depois da plantação, e podemos mantê-las aí até que tenham 6 folhas (uns 8 ou 10 centímetros de altura).
Quando atingirem essa altura, deve-se transplantar a planta. O transplante deve ser feito pela manhã, antes da sementeira receber sol e antes de regar as plantas. Deve ter muito cuidado com as plântulas de manjericão para não estragar as raízes. Antes de transplantar, deve ter um vaso preparado (com uns 20 ou 30 cm de altura) com terra adubada, seca e não muito compacta.
No vaso faça um buraco com a mão ou uma pá de jardim, e coloque a plântula, com cuidado para que as raízes não se dobrem. Depois junte a terra até cobrir um pouco o caule, e compacte um pouco a terra apoiando as palmas das mãos próximo do caule e pressionando suavemente.
Por fim, deve regar abundantemente toda a superfície de terra. A rega do manjericão deve ser frequente mas em poucas quantidades, ou seja, de modo a não ficar encharcada.
Assim que o manjericão crescer, terá folhas frescas desde o início do verão até meados do outono, e algumas vezes até um pouco mais tarde.
Em casa pode plantar muitas outras ervas aromáticas para condimentar os seus pratos ou para fazer aromatizadores de ambiente, como a hortelã, a lavanda, a menta, o louro, a salsa ou o alecrim.

Conselhos
As folhas de manjericão perdem a maior parte do seu aroma pouco tempo depois de serem cortadas, por isso arranque-as quando as for usar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário